Blog

COMO ESCOLHER O LEITOR DE CÓIGO DE BARRAS CERTO

Para escolher o leitor de código de barras certo é preciso olhar para a demanda da sua loja
29/12/2020

1. Onde será usado o leitor de código de barras?

A leitura de código de barras pode ser realizada para auxiliar a operação em diversos setores da loja, seja no PDV (onde é usada na maioria das vezes), no depósito ou no local da recepção de mercadorias.


2. Qual o tipo de mercadoria que passará pelo leitor de código de barras?

Tão importante quanto o conhecimento sobre o local da loja onde ficará o leitor é o conhecimento sobre o tipo de produto que será submetido a leitura do código de barras. Sendo assim, algumas informações importantes são: tamanho do produto, tamanho da embalagem, peso do produto (para saber se passará pelo PDV ou se será necessário a locomoção do operador) e tipo de superfície onde está localizado o código de barras.


3. Qual o tipo de código de barras que será lido?

No Brasil a maioria dos códigos de barras são formados por 13 números, que seguem o padrão europeu do EAN (European Article Number). Portanto para a leitura de produtos, de forma geral, não há muita variação. Entretanto alguns estabelecimentos são correspondentes bancários e têm a necessidade de realizar a leitura do código de contas (normalmente os boletos possuem 48 dígitos).


4. Qual o fluxo de caixa do seu negócio?

Como falamos um dos locais que mais recebem a ajuda do leitor de código de barras é o PDV da loja, por isso é indispensável ter conhecimento sobre a movimentação de mercadorias nesse espaço. Se você possui um supermercado, o caixa é o local sagrado da loja, por isso é necessário que a operação seja sempre eficiente, rápida e sem complicações para os clientes.

Dessa forma o investimento no equipamento será realizado com base nos dados do seu negócio e não apenas em critérios influenciáveis como preço e necessidade de venda.